A Apabanese teve o pleito, sobre o recebimento dos créditos dos benefícios dos aposentados pelo Banese, ao INSS aprovado. A notícia foi recebida pelo Banco, que esteve em correspondência com o instituto nos últimos meses sobre a situação. Decidiu-se que a partir de janeiro/2022 será creditado diretamente nas contas correntes no Banese os benefícios, mas nas datas constantes na tabela de pagamento do INSS.
O problema foi referente à INSTRUÇÃO NORMATIVA PRES/INSS Nº 115, que impossibilitou manter/renovar o convênio do Banese com o INSS, o qual permite a antecipação do crédito do benefício aos empregados aposentados da nossa instituição. A não renovação do convênio acontece porque o Banese não possui 2000 aposentados, necessários para o convênio, de acordo com a instrução normativa.
Desde julho, a Apabanese estava em luta constante quanto ao recebimento dos créditos ainda pelo Banese, mesmo com o fim do convênio. O Banese juntou-se a causa, em contato direto com o INSS local e o nacional, como também parlamentares de Sergipe e do DF; participações essenciais para o resultado positivo do pleito.
O presidente da Apabanese, Goisinho, comemora: “A luta da Apabanese, que ocorre desde julho, quando recebemos a notícia sobre a quebra do convênio, junto ao Banco e outros colaboradores, foi essencial para o resultado que obtivemos. Agradecemos a todos que se somaram a mais essa caminhada que favorece a mais de 500 aposentados do Banco. A participação de vocês é essencial e seguindo os convidando para integrar nossa associação para continuarmos a nossa luta”.