Boletim Informativo Anapar 07/03

Luta contra desmandos da patrocinadora

Leia em nosso site a entrevista completa com Camilo Fernandes, presidente da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp), que representa participantes e assistidos no Banesprev, fundo de pensão dos empregados do antigo Banespa, atual Santander. A Previc autorizou, ano passado, a criação de plano de Contribuição Definida para substituir os planos de Benefício Definido, dando início a uma guerra de desinformação por parte do banco Santander, exigindo resposta rápida dos representantes dos trabalhadores.

Fachesf obtém liminar contra paridade em equacionamento

A Fachesf, fundo de pensão dos empregados da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) obteve liminar contra decisão da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) que determinava mudança em regulamento de planos para que o risco fosse dividido entre a patrocinadora e os participantes, ou seja, para que, em caso de equacionamento, o déficit fosse pago pelas duas partes. Com a decisão, fica mantido o que acordado durante a migração do plano de Benefício Definido (BD) para os novos planos em 2002: o risco é da patrocinadora Chesf.

Júlia Margarida, integrante do Conselho Deliberativo da Fachesf, eleita pelos participantes, explica que quando ocorreu a migração dos planos, foi feito um contrato no qual a patrocinadora se comprometeu em assumir 100% de qualquer déficit q ocorresse nos planos BD E BS. “Ocorre que a Previc passou a questionar esse contrato e notificou a Fachesf, informando q deveria existir a paridade no equacionamento dos planos (50/50). Por isso a Fachesf entrou na Justiça, que reconheceu que uma alteração no regulamento dos planos geraria insegurança jurídica. A decisão beneficia os participantes e assistidos dos dois planos”, afirma.

Alerta de golpe de falsa fundação

Muitos associados estão recebendo correspondência ou contato via telefone e mensagens de uma FALSA entidade chamada Fundação Brasileira de Previdência Complementar, sobre uma pretensa restituição.

Alertamos para que não respondam, não passem dados pessoais/bancários para eles e não depositem valores em contas de desconhecidos.

É um golpe antigo, que de tempos em tempos volta a ser aplicado.

Para identificar se a correspondência é falsa, pesquise os nomes das entidades: Fundação Brasileira de Previdência complementar não existe; Secretaria de Benefícios de Previdência Complementar também não existe. E não existe o procedimento de depositar um dinheiro para receber algo que estaria “bloqueado”, ou crédito a prescrever.

E a Anapar não tem nenhuma relação com esses envios. Sempre que surgirem dúvidas, podem entrar em contato conosco ou com o seu fundo de pensão.

Compartilhem este alerta entre seus conhecidos.

Clipping

Entrega da declaração do IR 2022 começa nesta segunda (7) (Reconta Aí)

Decisão do STJ destaca caráter previdenciário de plano de EFPC ao excluí-lo da comunhão de bens de casal (Editora Roncarati)

Imposto de Renda 2022: saiba quais os documentos necessários para declarar (Dia a Dia Notícias)

Benefícios do INSS poderão ser solicitados presencialmente (Mix Vale)

Apesar de reconhecida pela OMS, Burnout não é tratada pela Cassi como doença ocupacional (SP Bancários)

Participação dos Fundos de Pensão no Financiamento da Infraestrutura no Brasil é tema de Webinar (FGV)

STF aprova Revisão da Vida Toda para aposentadorias. Tire dúvidas e conte com o Sindicato (SP Bancários)

BB não negocia e plano de saúde dos aposentados do Economus é extinto (SP Bancários)

Créditos tributários e alíquota efetiva: bancos transformam ‘despesas’ em ‘receitas’ (Rede Brasil Atual)

Fiocruz alerta para aumento de casos de Síndrome Respiratória Grave em crianças (Rede Brasil Atual)

Valores a receber do Banco Central: Nascidos antes de 1968 já podem resgatar o dinheiro (Reconta Aí)

Consumidor pode negociar dívidas em atraso com bancos a partir de segunda-feira (7) (Reconta Aí)

CDH pode votar prioridade à mulher chefe de família no financiamento de moradia (Agência Senado)

Preços mundiais de alimentos atingem recorde (Monitor Mercantil)

Inflação continua a subir nas projeções do Boletim Focus (Investidor Institucional)