Ocorreu no Clube do Banese a Confraternização de fim de ano da Associação dos Participantes Ativos, Assistidos, Pensionistas e Aposentandos do Banco do Estado de Sergipe (Apabanese), no dia 13 de dezembro. Na ocasião, houve uma retrospectiva dos anos da Apabanese para os participantes, além da Cantata de Natal do Grupo de Coral do Banco, seguido de um almoço.
Na reunião, o presidente da Apabanese, Antônio Góis, explicou sobre a mudança do Plano BD para o CD, com a decisão pelo Saldamento. Houve a criação da Comissão Tri Partícipe para tal realização, além de negociações das ações judiciais. Foi aberto momento de fala para o público para quem tivesse questionamentos sobre o Plano, a fim de que fosse sanados.
“Em 2014, por meio da Anapar tivemos os primeiros estudos da realidade do nosso plano BD e propostas de correção de rumo. Estudos esses que contribuíram para convencer Patrocinador e Dirigentes na suspensão da primeira tentativa de elaboração de um plano de equacionamento que elevaria nossas contribuições para 26%, e dos participantes em 6%, em média”, explica Góis.
A redução do Déficit de R$ 130 milhões para R$ 50 milhões, no final de 2017, também foi citada. De acordo com Góis, em 2015, houve suspensão do novo plano de equacionamento, com representação da Apabanese e Sindicato, junto à Previc, além da aprovação do Teto do Plano. Estudos sobre o déficit do Sergus e contratação de Consultoria, inclusive das aposentadorias de ex-dirigentes do Banese, aposentados depois da aprovação do teto, foram discutidas, para assim chegar ao atual resultado.
Por fim, o Coral do Banese fez uma linda apresentação de Natal para os participantes da Confraternização, cantando sucessos natalinos. Após isso, um almoço foi oferecido para cerca de 40 pessoas, com momento de fortalecimento de laços entre todos.