A Executiva da Apabanese realizou, no mês de agosto e início do mês de setembro o primeiro curso de Previdência Complementar, de forma online. Ministrada pelo consultor da Apabanese Luciano Fazio, o curso foi composto por três módulos, intitulados: O plano de benefícios – dimensão previdenciária, Investimentos do plano de benefícios e Governança do Fundo de Pensão.
Com a presença de 20 alunos inscritos, o curso teve por objetivo preparar participantes e assistidos do Sergus para a ocupação de cargos de conselheiros e diretor, bem como todos que desejam conhecer a previdência fechada.
No primeiro módulo, foram explicados os três regimes financeiros clássicos, além dos tipos de Planos. No segundo módulo, discutiram-se os investimentos e capitalização dos planos de benefícios. Por fim, o terceiro módulo tratou sobre a estrutura de governança do Fundo de Pensão, as atribuições do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal e o controle dos riscos.
Uma das participantes do curso, Fátima Bispo, relata a importância desses ensinamentos: “Participar do curso promovido pela Apabanese e ministrado pelo grande mestre Luciano Fazio foi para mim um grande aprendizado. No lado específico das aulas, o foco estava no nosso Plano Sergus, que sem dúvida, sob a luz do conhecer, nos remete a importância que devemos ter em zelar, com um olhar sempre atento, aos princípios da governança, aos controles dos riscos e da sua permanência viva, ao qual foi destinado o plano de benefício Sergus. Isto é, com previsibilidade, tranquilidade e corresponsabilidade do patrocinador. Saímos desse curso com conhecimento da funcionalidade do Sergus, desse patrimônio tão importante da vida da gente”.
Segundo Luciano Fazio, o curso obteve boa receptividade junto aos participantes, que cumpriram as 45 horas estabelecidas, sem evasão no decorrer dos módulos. Ele afirma que a inciativa de cursos sobre previdência complementar deveriam ser tomadas pelas próprias entidades, por ser importante a educação previdenciária. “Infelizmente, muitos fundos de pensão dedicam-se mais à ações de marketing do que fornecer elementos para os participantes e assistidos entenderem as coisas, dominarem, avaliarem. O Sergus segue isso de não proporcionar cursos, de forma geral. Uma pena, mas fica a proposta. Ele tem todas as condições de adotar essa medida brilhante que a Apabanese desenvolveu”, explica.