Informativo Anapar 12/01

 

Pela aprovação do projeto de decreto legislativo (PDC) 956/18. Rumo às 50 mil assinaturas

Está no ar o abaixo-assinado para pedir aos deputados federais que aprovem o PDC 956/18, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que susta os efeitos da CGPAR 23, por considerá-la inconstitucional e ferir diversos dispositivos legais nas esferas da saúde suplementar e trabalhista.

Precisamos do seu apoio para fazer chegar este abaixo-assinado a todos os deputados federais. Contamos com você! Clique aqui, assine e compartilhe!

Anapar contesta decisão da Previc sobre denúncia envolvendo a Petros na gestão plano AnaparPrev

Superintendência alega que, como a Petros judicializou a questão, não cabe a ela entrar no mérito da matéria. Associação, instituidora do plano, não foi notificada sobre o processo na Justiça

A divergência entre a Petros e a Anapar em relação aos valores do custeio administrativo e a alegado valor devido do plano AnaparPrev foi judicializada e, portanto, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em resposta a questionamento da Anapar, feito em junho de 2020, entende que “a judicialização dos fatos apresentados impede a superintendência de adentrar no mérito da matéria” pois, “agindo de outra forma, estaria a hipotética decisão administrativa sujeita a revisão para adequar-se à sentença judicial posteriormente emitida.”

Para o presidente da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, a resposta da Previc mostra que a suposta análise da Auditora Fiscal apenas tangencia os fatos denunciados, “sendo, antes, uma narrativa destinada a fazer acreditar que as providências tomadas pela Petros foram suficientes para corrigir as irregularidades denunciadas, ou ainda, fazer passar a ideia de que o ajuizamento, pela Petros, de ação consignatória no Poder Judiciário do Rio de Janeiro, tornando litigiosos os fatos controvertidos, teria levado ao impedimento de uma ação fiscal de apuração das irregularidades praticadas por aquela gestora do ANAPARprev, violadoras, sobretudo, dos termos do Contrato de Adesão, do Regulamento do ANAPARprev e das normas concernentes ao Custeio Administrativo, e à Prestação de Informações aos Instituidores, Participantes e Assistidos, tudo a mostrar que o ERRJ-PREVIC só fez por validar os atos da Petros”.
Leia a matéria completa aqui

 

 

Senador envia denúncias contra fundos de pensão à Previc

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, reforça o apoio aos participantes e assistidos de fundos de pensão, selado durante a live “Em defesa dos participantes de fundos de pensão”, realizada no dia 4 de dezembro do ano passado, e enviou, no dia 24 do mesmo mês, ofício à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), manifestando o apoio da CDH à manutenção dos direitos dos participantes planos de previdência complementar fechada, enfatizando que, nos termos da Lei Complementar 109, Art. 3º item VI, a Previc, como órgão de Estado, deve atuar para proteger os interesses destes trabalhadores, que hoje são cerca de três milhões, por ser um princípio imperativo na atuação da superintendência. “A atuação da Previc deve garantir que sejam cumpridos os acordos pactuados, o direito adquirido, os contratos  firmados, os estatutos e princípios legais. Pois de outro modo, existiria sério risco para a segurança jurídica e sustentação do sistema previdenciário complementar”, alerta.
Leia aqui

Certificação para dirigentes

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), em parceria com a Anapar, oferece certificações e programas de educação continuada para quem deseja exercer cargos em Diretoria ou em Conselhos de entidades fechadas de previdência complementar, e também para empregados das EFPC. As certificações estão de acordo com a Portaria nº 560, de 28 de Junho de 2019 e são oferecidas para Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ), diretor e assessores da área de investimentos e demais empregados responsáveis pela aplicação de recursos (CNPI, CNPI-P, CGRPF-I); e para demais membros de Diretoria Executiva e integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal (CNPI, CNPI-P, CGRPF-A e CGRPF-I).
Conheça aqui os processos de certificação e de educação continuada, e as condições especiais para associados Anapar.  

Artigo: Bancos lucram com a previdência privada. Saiba como se defender (Rede Brasil Atual)

 

Anapar: Como fica o fundo de pensão se a empresa for privatizada? (Reconta Aí)

 

Aumenta a idade média de aposentadoria no primeiro ano depois da ‘reforma’ da previdência (Sul 21)

 

A solidariedade é a pedra angular que mantém de pé a dignidade da pessoa humana (Congresso em Foco)

Após muitas reivindicações, enfim a Caixa reabre o Saúde Caixa e cumpre o ACT (SPBancários)

Banco do Brasil lança dois programas de demissão voluntária (Reconta Aí)

160 anos da Caixa – O papel social do maior Banco Público brasileiro (Reconta Aí)

Fim do auxílio emergencial deixará 10 milhões sem renda alguma (Agência Nossa)

Desmonte do Banco do Brasil é compromisso de Guedes: ‘Tem de vender essa p* logo’ (Rede Brasil Atual)