A última reunião de fevereiro da categoria aconteceu na manhã desta quinta-feira (21). Entre os assuntos debatidos, o destaque foi para a discussão sobre a previdência complementar. As próximas semanas serão de mobilização e estudo sobre o novo Plano Sergus e de movimentações relativas ao processo eleitoral* para escolha do diretor de seguridade do Instituto.
A Afabanese irá promover no dia 8 de março**, às 9 horas, debate entre quatro candidatos ao cargo, Milson Rosa Filho, José Ailton Silva Reis, Rosângela Tavares Ferreira e Augusto Cézar Barboza Santos. Momento em que se pretende saber quais as propostas dos concorrentes acerca do plano de seguridade.
Para a discussão do novo plano Sergus e os impactos para os trabalhadores aposentados do Banese, a entidade contou com a participação de Vando Santana Gomes, advogado e dirigente do Sindipetro.
Segundo Vando, o novo plano oferece riscos porque “depende do mercado financeiro. Diferentemente do benefício direto (BD) que prevê garantias do patrocinador, o Banco”. O dirigente sindical esclareceu ainda que nenhum trabalhador pode ser obrigado a migrar para o novo plano, já que a legislação brasileira preza pelo direito adquirido.
“O atual plano é mutualista e solidário. Isso implica que aqueles que aderirem à migração para o novo plano não poderão levar os recursos existentes no fundo”, enfatizou o dirigente sindical. Agora, a Associação aposta na unidade entre os trabalhadores da categoria, ativos e aposentados, para que nenhum direito conquistado coletivamente possa ser prejudicado pelo novo plano. A direção da Afabanese volta a se reunir na próxima terça-feira (26), para dar encaminhamento às demandas da categoria.
* Edital do processo eleitoral Sergus 2013 – diretor de seguridade disponível em: www.banese.org.br
**A mudança de data da próxima reunião , que terá debate com os candidatos a diretor do Sergus, deveu-se ao choque de horário com o sorteio do número dos concorrentes ao pleito.