Impactos da pandemia – Os efeitos da pandemia do novo coronavirus atingem com intensidade o mercado financeiro brasileiro desde fevereiro. No dia 31 de janeiro de 2020, o Índice IBOVESPA foi de 116 mil pontos. No dia 23 de março, registrou pouco mais de 60 mil pontos, menor valor em 2020, com queda de quase 50% em relação ao valor do último dia de janeiro. Atualmente o índice IBOVESPA está no patamar de 78 mil pontos, melhor do que em meados de março, mas ainda bem aquém dos valores de janeiro.
A Anapar entrevistou o especialista Luiz Felippe Fonseca e ele analisou o impacto da crise nos três tipos de planos de previdência complementar fechada – de contribuição definida (CD), de benefício definido (BD) e de contribuição variável (CV).
Anapar Entrevista – O sociólogo Clemente Ganz conversou com a Anapar sobre as mudanças no mercado de trabalho, a crise do coronavírus e os desafios que já temos que enfrentar num cenário de ruptura de modelos. Para ele, ninguém consegue dimensionar, ainda, o impacto econômico de um evento de dimensões mundiais como este que estamos vivendo – a pandemia do coronavírus.
O mundo já vinha em um processo de mudanças radicais nas relações de trabalho, que serão intensificadas agora. “Estamos produzindo conhecimento sobre um fenômeno em tempo real”, afirmou. Ele ressaltou que no Brasil veremos, com o vírus, com mais clareza a desigualdade social, com a morte de pessoas pobres, sem acesso a hospital, enquanto os ricos têm leito de UTI sobrando, por exemplo. Como tarefa urgente, ele destacou que temos que pensar um novo modelo de proteção social, de previdência e saúde, que dê conta de um novo mundo que surgirá pós-pandemia.
Coronavírus – A pandemia de coronavírus obrigou o fechamento temporário do escritório da Anapar, em Brasília. As atividades continuam sendo executadas, no regime de teletrabalho. Para entrar em contato com a associação, é só ligar ou mandar mensagem para (61) 98570-8559, ou ainda para o e-mail anapar@anapar.com.br.
A Diretoria da Anapar decidiu transferir o 21º Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão para os dias 27 e 28 de agosto. O evento ocorrerá em Belo Horizonte e debaterá os direitos sociais do pós-trabalho e os desafios diante do cenário atual.
Publicação – Conheça a cartilha “Instruções para um bom mandato de conselheiro”. Baixe aqui a sua
Leia as notícias publicadas no site da Anapar e o que a mídia têm veiculado sobre assuntos de interesse dos associados.
Os planos CD serão os primeiros afetados pela crise do novo coronavírus (Anapar) https://bit.ly/2SSK6dd
Planos BD sentirão o impacto da crise em 2021(Anapar)
Planos CV também serão atingidos pela crise do coronavírus (Anapar) – https://bit.ly/2X1IkYo
Fundos de Pensão – o que são e como funcionam (Anapar) – https://bit.ly/2Zbj30F
Ciclo de debates Anapar: Clemente Ganz analisa crise do coronavírus e suas consequências (Anapar) – https://bit.ly/2LJe1Ah
Diretoria da Anapar adia 21º Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) – https://bit.ly/2Uv1RPs
Fenae e Apcefs cobram da Caixa condições dignas de trabalho no banco (Fenae) – https://bit.ly/3g3c53B
Auxílio emergencial: confira como será o pagamento da segunda parcela (Rede Brasil Atual) – https://bit.ly/2zLqvVt
A Anapar tem como missão a defesa dos interesses de todos os participantes, sejam eles associados ou não. No entanto, a Justiça impõe uma limitação para que a entidade só possa representar os associados formalmente inscritos e em dia com as obrigações, mas esperamos que, em caso de êxito, a decisão seja estendida a todos.
Para se associar, basta entrar no nosso site www.anapar.com.br e preencher o formulário de inscrição. O valor da contribuição associativa é quase simbólico: apenas R$ 60,00 por ano.