O processo eleitoral para o Conselho Deliberativo e Fiscal do Instituto Banese de Seguridade Social (Sergus) está aberto, e possui campanha eleitoral até o dia 10 de fevereiro, com seu pleito entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Para a eleição, foi inscrita uma única Chapa (Chapa 1), intitulada “Sergus Unido”.
O Conselho Deliberativo é órgão superior da Instituição, que tem por objetivo estabelecer diretrizes fundamentais e normais gerais de organização, operação e administração do Sergus. O Conselho é composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos entre os participantes, ativos e assistidos.
O Conselho Fiscal é órgão de fiscalização do Sergus, que serve para zelar sua gestão econômico-financeira. Sua composição ocorre da mesma forma que o Conselho Deliberativo: quatro integrantes, com dois indicados pela Patrocinadora e dois por eleição.
O mandato dos dois conselhos ocorre pelo período de quatro anos, porém, enquanto ao Conselho Deliberativo é possível a recondução, o mesmo não ocorre com o Conselho Fiscal.
Entre as competências do Conselho Deliberativo está a criação de planos de benefícios, suas implantações e reformas; relatório anual e prestação de contas do exercício, entre outros. Ao Conselho Fiscal compete examinar e aprovar balancetes da Instituição, como também livros e documentos; acusar as irregularidades verificadas, sugerindo medidas saneadoras. Outras competências dos conselhos, é possível encontrar no Estatuto do Sergus.
Confira abaixo os candidatos aos dois conselhos:
A Apabanese destaca a necessidade de que todos os participantes, ativos e assistidos do Sergus participem das votações para Eleição dos Conselhos, observando a celeridade das funções do cargo, para assim construirmos um Sergus forte e unido. Não deixe de participar, vote na Chapa 1 – Sergus Unido.