Confira a PNAD Covid de Julho

O IBGE divulgou ontem dados sobre a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), porém com foco no covid-19. O PNAD Covid trouxe dados sobre os principais impactos causados pela doença no mercado de trabalho e na saúde.

Mercado de Trabalho

Realizada por telefone, em uma entrevista de 10 minutos, a pesquisa constatou que a taxa de desempregou passou de 9,4% em maio para 11,9% em julho deste ano. Cerca de um milhão de pessoas na idade de trabalhar estão fora da força de trabalho.

Outro dado pesquisado foi referente a quantidade de pessoas que possuíam carteira assinada: de 737 mil pessoas ocupadas no mês de julho, 216 mil eram empregados com carteira assinada. As pessoas que trabalham no setor privado sem carteira de trabalho assinada, de junho a julho também apresentaram queda na ocupação, saindo de 127 mil para 113 mil.

Saúde

Mais de 180 mil pessoas entrevistadas afirmaram sentir algum dos sintomas associados a síndrome gripal, como tosse, febre, dor de cabeça e garganta. “Com isso,o percentual de pessoas que sentiram sintomas de junho a julho permanece estável (8,1%), porém, apresenta queda quando comparado a maio(9,4%). Com isso, Sergipe que tinha o 4º menor percentual do Nordeste em junho, passa a ter o 2º maior percentual da região, ficando atrás somente da Paraíba, com8,9%. No Brasil, a ocorrência de algum dos doze sintomas investigados em julho variou entre 9,3% no Amapá e 3,8% no Rio de Janeiro.”

Constatou-se também que o número de pessoas que possuem plano de saúde caiu: de 2,318 milhões de pessoas residentes em Sergipe, somente 407 mil possuem algum plano. Em relação aos idosos, que são as pessoas mais vulneráveis a sofrer complicações decorrentes da Covid-19, distribuídos em 203 mil domicílios, em 6 mil deles havia pelo menos um morador com sintoma conjugado, ou seja, mais de um sintoma.

Cuidado na pandemia e Auxílio Emergencial

Nessa análise, o IBGE investigou se as pessoas fizeram alguma restrição por conta da pandemia. 40 mil pessoas em Sergipe afirmaram não ter feito nenhuma restrição (sendo 27 mil homens e 13 mil mulheres). 558 mil pessoas afirmaram ter reduzido o contato​, mas que continuou saindo de casa e/ou recebendo visitas.

Em relação ao auxílio emergencial, em Sergipe, o número de domicílios que receberam o benefício chegou a 56,5%. Isso representa um aumento quando comparado com o mês de maio, que foi d e51,8% e junho que foi de 55,6%.

Para ter acesso a toda a PNAD Covid, acesse o link: PNAD Covid julho 2020 1.docx