EM DEFESA DO VELHO CHICO

A Apabanese torna público seu apoio à Nota dos bispos católicos da Bacia Hidrográfica do São Francisco contra as novas ameaças que o Velho Chico está enfrentando. São elas: construção da A Usina Hidrelétrica (UHE Formoso), que irá alagar 32 mil hectares, seis municípios, em Minas Gerais; implementação, às margens do reservatório da Barragem de Itaparica, a Usina Nuclear de Itacuruba – PE; e a Instrução Normativa no 67, que trata da “demarcação de terrenos marginais, por meio da determinação da posição da Linha Média das Enchentes Ordinárias – LMEO e da Linha Limite dos Terrenos Marginais – LLTM”.

Essas e outras ameaças, como a necessidade de revitalização da Bacia, são alguns dos problemas enfrentados. As águas do Rio São Francisco já são responsáveis pelo abastecimento de 36 municípios sergipanos, além de ter 70% da sua vazão comprometida, contribuindo para sua degradação. Nós, da Apabanese, somamos à luta para a preservação e revitalização do nosso Velho Chico e cobramos uma ação firme do Governo do Estado, Prefeitos Municipais; Poderes Legislativos, MPF, MPE, Defensoria Pública e de todos os candidatos a prefeitos, vereadores, além da sociedade civil organizada frente à situação.

Coordenação Executiva da Apabanese

 

Leia a denúncia escrita sobre os bispos ribeirinhos em: https://www.bomjesusdalapanoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/10/carta-bisps-SF-4out20.pdf