|
Vitória dos trabalhadores: Senado derruba CGPAR 23
Semana passada, os beneficiários de planos de saúde de autogestão obtiveram uma grande vitória: o Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo PDL 342/2021, de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), relatado pelo senador Romário (PL/RJ), que suspende os efeitos da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). O projeto não precisa de sanção presidencial.
O projeto foi construído com a participação da Anapar e diversas entidades representativas dos trabalhadores. Durante os três anos em que esteve em tramitação, a Anapar esteve mobilizada com as associações, federações e sindicatos parceiros nesta empreitada, para reforçar os impactos da CGPAR 23, que estabelecia diretrizes no custeio dos planos de saúde das estatais, onerando os trabalhadores, e apresentou aos sendores a importância da aprovação do projeto da deputada Erika Kokay. “Esse é um momento muito importante para nós, que nos empenhamos na construção deste projeto e na luta para derrubar essa resolução nefasta, elaborada com o intuito de destruir conquistas dos trabalhadores e privilegiar os planos de saúde comerciais”, afirma a diretora de Saúde Suplementar da Anapar, Francisca de Assis.
A aprovação do PDL 342/2021 era uma das principais bandeiras de luta da Anapar, constando no plano estratégico votado durante o 22º Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão, realizado em maio deste ano. “Não sucumbimos e fomos para a luta. Quando há reação, organização e compromisso, a vitória chega”, comemorou Antônio Bráulio de Carvalho, presidente da Anapar.
Clipping