Seminário Anapar RS ocorre nos dias 25 e 26/11
As inscrições estão abertas para o XVIII Seminário Regional Anapar RS e podem ser feitas clicando aqui.
A abertura do evento ocorrerá no dia 25 de novembro, às 18h, com o tema “O grande desafio no momento atual dos fundos de pensão no Brasil”, com o diretor-técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, e com o ex-superintendente da Previc e sócio da Rodarte Nogueira & Ferreira, José Roberto Ferreira.
No dia seguinte, os debates começam às 9h, com o tema “Ações institucionais da Anapar em favor dos participantes”, com a participação de Marcel Barros, vice-presidente da Anapar e representante dos participantes no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC); Mária do Rosário, deputada federal (PT-RS); João Paulo de Souza, advogado e representante dos participantes na Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC); e Antônio Bráulio de Carvalho, presidente da Anapar.
Em seguida, às 11h, o debate será sobre “Saúde de autogestão – uma agenda de luta para os trabalhadores”, com o advogado e consultor da União Nacional Instituições Autogestão em Saúde (Unidas) José Luiz Toro.
Para encerrar, às 14h o tema será “O que houve, um ano depois. A Anapar e o contexto dos planos regionais”, com Jeferson Luís Patta de Moura (Fundação CEE), Ricardo Só de Castro (Fundação Atlântico), Pedro Dall Acqua (Fundação Corsan), Ana Lúcia Guimaraens (Fundaççao Banrisul), Luís Mendes de Sousa (Fundação Elos) e Cláudia Ricaldoni (Anapar).
É nesta quarta-feira, 10 de novembro: novo ciclo de debates. Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Debates Mitos e Verdades: Papel do Estado como inibidor do desempenho das EFPC, que ocorrerá no dia 10 de novembro de 2021, 14h. O evento será online, pelo Zoom, com transmissão também pelo Youtube. As incrições podem ser feitas no Sympla https://www.sympla.com.br/ciclo-de-debates-mitos-e-verdades-papel-do-estado-como-inibidor-do-desempenho-das-efpc__1391898 Conheça a programação 14h – Abertura 14:10 – Previdência Complementar: o setor previdenciário vistocomo proteção social dos trabalhadores – Cláudia Ricaldoni – Coordenadora Regional Anapar/MG 15h40 – Investimentos na economia real: como os setores do governo destruíram esta alternativa para os fundos de pensão – Marthius Sávio Cavalcante Lobato – Advogado, Professor doutor em direito, estado e Constituição. 16h10 – Punitivismo: uma pedagogia adotada pela fiscalização dos fundos de pensão – Fabiano Silva dos Santos – Advogado, Mestre em Direito Político e Econômico 16h40 – A Revisão do Decreto 4.942/42 – a necessidade de sua adequação a um cenário de maiores desafios na gestão dos investimentos – Flávio Martins Rodrigues – Advogado, Mestre em Direito Tributário e Pós-graduado em Fundos de Pensão 17h10 – Debate sobre teses e fundamentos a serem observados pelos órgãos de fiscalização 18h30 – Encerramento |
Clipping