Nota da Apabanese sobre o leilão da contra bancária da Prefeitura de Aracaju

O Edital da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que trata da contratação centralizada de instituição financeira para prestação de serviços bancários à administração direta e indireta do Município de Aracaju, é a bola da vez na imprensa sergipana.

Esse contrato incluirá serviços como: o pagamento da folha de salário dos servidores ativos, inativos e pensionistas da administração direta, autárquica e Fundacional do Poder Executivo, e das empresas dependentes, nos termos do art. 2°, inciso III, da Lei de Responsabilidade Fiscal; o pagamento aos beneficiários de eventuais Programas Sociais e Auxílios do Município; a centralização das receitas municipais no âmbito do Poder Executivo, autárquico e Fundacional; empresas dependentes e fundos especiais; e concessão de empréstimos aos servidores municipais.

Traduzindo, esse pregão proposto pela PMA, retira do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a administração da folha de pagamento dos servidores públicos do município de Aracaju, a receita municipal e as transferências de outros órgãos. O Banese é a maior rede bancária de atendimento do estado e tem destaque especial na capital, onde possui mais de 10 agências e diversos postos de serviços para atender seus clientes, sendo um deles na prefeitura. Esses elementos contrariam a decisão da PMA, que acarretará numa desestabilização de um dos poucos bancos estaduais do país e único no nordeste.

A Diretoria da Associação dos Funcionários Aposentados do Banese (Afabanese) entende que é papel do poder público fortalecer as instituições públicas e não o contrário, como essa ação de agora, que enfraquecerá a nossa instituição de crédito.

Tal pretensão vai de encontro aos anseios da população, que tem se manifestado contrária à proposta do prefeito João Alves. A Afabanese soma-se aos que defendem o Banese como patrimônio sergipano e reitera que o fortalecimento dessa instituição deve ser central para os gestores públicos de Aracaju e de todo o estado de Sergipe.

A Diretoria Executiva

Antônio José de Gois (Presidente)
Ismael Viana Silva (Diretor Administrativo Financeiro)
Milson Rosa Filho (Diretor Articulação Institucional)
Geraldo José dos Santos (Diretor de Comunicação)