Por Bárbara Nascimento
Aposentadas e aposentados associados à Afabanese reuniram-se na manhã desta quinta-feira, quando aconteceu mais uma assembleia da categoria. A discussão dos últimos meses tem sido em torno do novo plano Sergus, e desta vez, não foi diferente.
O novo plano frustra as expectativas de quem trabalhou, contribuiu, e agora se vê ameaçado diante da possibilidade de arcar com custos de um seguro incerto. Com a adesão ao novo plano, os aposentados perdem todas as garantias legais e regulamentares que possuem.
Para enfrentar esse e outros problemas, a categoria aposta em estudos e comissões de acompanhamento. São três comissões que têm como finalidade diagnosticar tudo que envolve o Banco do Estado de Sergipe, seus funcionários (ativos e inativos) e a seguridade social.
O Banese Card, por exemplo, tem sido alvo de muitas críticas. O motivo? Não se sabe dos valores arrecadados e nem para onde esse montante vai. Essa discussão já chegou à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), mas a obscuridade permanece.
O acúmulo das comissões e outros temas devem ser discutidos na próxima assembleia, marcada para o dia 12 de setembro.
Contracheque
Outro ponto levantado na reunião de hoje foi relativo ao cancelamento do envio, por correspondência, de contracheque do INSS aos aposentados. A Associação encaminhará ofício ao Banese solicitando que o serviço seja retomado.
Eleições AABanese
No dia 14 de agosto, acontece processo eleitoral para diretoria da Associação Atlética do Banese (AABanese). Os membros que compõem a atual gestão concorrem ao pleito como chapa única. A votação ocorre em todas as agências e departamentos do Banco.