O seminário “Migração de Planos: Demandas e Desafios”, realizado na última terça-feira, contou com quatro palestrantes, que apresentaram e explicaram a migração do Plano e seus riscos.
O seminário, mediado por Gois, teve sua abertura feita pelo presidente da Anapar, Braulio de Carvalho, o qual apresentou a situação geral no país sobre Planos. Em seguida, a atuária Andrea Vanzillotta, continuou a palestra apontando prós e contras da migração. O Diretor de Seguridade do Sergus, Augusto Cezar, também palestrou sobre a situação do plano e possíveis mudanças.
O advogado da Anapar, Ricardo Só de Castro, também palestrante, demonstrou quais os perigos da mudança do plano BD para o CD. Pode-se numerar a transferência de riscos aos participantes, alterações unilaterais de contrato por parte do patrocinador, não há mais renda vitalícia, a PREVIC torna-se ineficaz, além de atuar em defesa patrocinador.
Ao final das apresentações, foi aberto um ciclo de perguntas para serem respondidas pelos palestrantes. Como ainda ficaram dúvidas e maiores explicações, a Apabanese organizará outro seminário para maior clareza dos riscos da migração e assim alertar a todos dessa mudança perigosa de plano.